Sinopse: Jamie Randall (Jake Gyllenhaal) é um sedutor incorrigível. Como representante comercial farmacêutico, ele conhece Maggie Murdock (Anne Hathaway), uma jovem de 26 anos que sofre de mal de Parkinson.

Sinopse: Raquel (Deborah Secco), jovem da classe média paulistana, toma uma decisão surpreendente: virar garota de programa, com o codinome de Bruna Surfistinha.

Sinopse: Martin Harris (Liam Neeson) acaba de sair de um coma de quatro dias. Ao acordar, descobre que sua esposa (January Jones) não o reconhece e, para piorar, existe um outro homem (Aidan Quinn) usando sua identidade.

Sinopse: Em 2008, uma crise econômica global fez com que milhões de pessoas perdessem seus empregos. Através de uma extensa pesquisa é desvendado o relacionamento corrosivo que envolveu políticos, juízes e acadêmicos.

AMOR E OUTRAS DROGAS BRUNA SURFISTINHA DESCONHECIDO TRABALHO INTERNO

CISNE NEGRO (BLACK SWAN)

Drama, suspense e terror, tudo isto é Cisne Negro (2010). Nina (Natalie Portman) é uma jovem bailarina filha de uma ex-dançarina (Bárbara Hershey) que abdicou do palco após descobrir-se grávida. Aos 26 anos Nina é finalmente escolhida por seu rígido professor Thomas Leroy (Vincent Cassel) para interpretar o papel principal na peça "Lago dos Cisnes" substituindo a  veterana e decadente Beth MacIntyre (Winona Ryder). A partir daí, a bailarina começa a afundar na própria obsessão pela perfeição e na intriga de outra colega de dança,  a selvagem e recém chegada Lily (Mila Kunis).


Em Cisne Negro, ballet é dor e flagelo. A dança suave e sensível se revela em um ato de grande sacrifício físico. Prepare-se para uma Natalie Portman magérrima e com músculos à mostra. Em casa, Nina vive  uma vida de filha submissa e infantilizada por uma mãe obcecada por realizar na filha os sonhos que  abandonou. Tratada com mimos e agrados, Nina desenvolve uma personalidade frágil e recatada que a coloca em conflito com seus desejos. Com sua mãe alheia as suas reais necessidades, ela se volta completamente para o ballet determinada a ser a melhor. Isto lhe rende verdadeiras sessões de desgaste, que incluem machucados, torções e misteriosos sangramentos.

Na trama, a peça "Lago dos Cisnes" trata de uma menina aprisionada no corpo de um cisne branco que precisa do amor de seu principe para desfazer o feitiço, mas sua irmã, um cisne negro, o seduz e a garota acaba por se matar. Com um papel duplo nas mãos, Nina interpreta "o lado bom" de forma primorosa, mas sem verdadeira emoção, e segundo seu professor é fria demais para interpretar "o lado mal". Seduzida pelo professor assim como Beth, ou como sua mãe no passado, ela precisa mostrar toda sua capacidade de ser sensual, livre e má, e como retrai todas essas características ela inicia uma perturbada jornada em direção ao seu íntimo mais negro pelas mãos de Lyli.

Você não demora muito e perceber que Lyli é uma projeção sombria da própria Nina. Isto fica subentendido até mesmo nas roupas sempre claras e castas de uma e nos trajes negros e sensuais da outra. O recurso estético da cor negra representando "o mal" também pode ser identificado na mãe e no professor. Opostamente a Nina, Lyli faz sexo livre, usa drogas e leva a dança como um prazer e não um objetivo de vida. 

Me incomoda ver efeitos de computação em filmes assim pois o bom ator sozinho já pode dar conta de transmitir as impressão e sensações adequadas a cena. Mas no final da trama, a completa transmutação de Nina em um cisne é uma cena realmente impactante, mais ainda se antes disso você não tivesse visto o reflexo da própria personagem coçando-a pelo espelho. Arrepiante.

Gosto de filmes que se aprofundam na psicose de um personagem em conflito consigo mesmo e nos mostram sua dualidade como em Clube da Luta (1999), Ilha do medo (2010), O iluminado (1980) ou Cidade dos sonhos (2001). Só acho que Winona Ryder poderia ter sido melhor aproveitada no filme, a atriz aparece em poucas cenas com poucas falas,  mas ter uma estrela na "Calçada da Fama" ainda significa alguma coisa, não é? Bem, assistam Cisne Negro e vejam um filme incrível de terror psicológico, cheio de suspense e com algum drama. Confira a ficha técnica e o trailer aqui.


Share this post:

Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

2 comentários:

Katy says :

Adorei a crítica deborah!

Déborah Suelda says :

Que bom, Katy. Saudades das aulas de Mousinho :)

 
Copyright © 2011 by Déborah Suelda